O paulista correrá pela equipe suíça a partir de 2025, e terá Nico Hulkenberg como companheiro.
“Este é um dos projetos mais emocionantes do automobilismo, se não de todos os esportes. Entrar para uma equipe que combina a rica história do automobilismo da Sauber e da Audi é uma verdadeira honra. Além de simplesmente ser um membro, pretendo crescer com este projeto ambicioso e atingir o auge do automobilismo”, disse o brasileiro em comunicado.
“Estou incrivelmente grato pela oportunidade que me foi dada pela equipe e pela chance de trabalhar ao lado de um piloto experiente como Nico. Ambos os programas têm um histórico comprovado de nutrir jovens talentos, e estou confiante de que, juntos, escreveremos nossa própria história de sucesso”.
Bortoleto será o primeiro brasileiro na principal categoria do automobilismo desde a saída de Felipe Massa, que se aposentou ao fim da temporada de 2017, quando tinha 36 anos e pilotava pela Williams.
O mais novo piloto da Fórmula 1 já gerava expectativa de estar no grid em 2025. Ele é o líder da temporada da Fórmula 2, pela Invicta Racing, e foi campeão da Fórmula 3 no ano passado, logo em sua estreia.
O jovem tem o bicampeão mundial Fernando Alonso como empresário e, até então, fazia parte da Academia da McLaren. A escuderia, inclusive, havia dito que não barraria a chegada do brasileiro à Fórmula 1.
Gabriel Bortoleto nasceu em São Paulo e começou no automobilismo no kart, ainda em 2011, prestes a completar sete anos. Desde 2020 corre por carros de fórmula.