De acordo com Ivan Martinho, professor de marketing esportivo da ESPM, o retorno de um brasileiro à Fórmula 1 pode ajudar a atrair o interesse de novos fãs, mesmo que a Sauber, escuderia que Gabriel defenderá, não tenha um grande histórico de vitórias.
“A presença de Gabriel atrairá a atenção do público brasileiro. Ter um piloto nacional de volta à Fórmula 1, especialmente em uma equipe que se transformará com a entrada da Audi em 2026, inaugura um novo capítulo pro Brasil na categoria mais desejada do automobilismo”.
“Essa presença pode reacender o interesse dos fãs e atrair novas marcas, que veem potencial em apoiar um talento nacional, criando uma conexão única com o público. Gabriel representa uma oportunidade de conexão e inspiração, independentemente da posição que a Sauber ocupa no grid”, destacou.
Já Fábio Wolff, sócio-diretor da Wolff Sports e especialista em marketing esportivo, destacou a grande história do Brasil no esporte, e a importância do país em contar com um representante na Fórmula 1.
“O povo brasileiro é fanático pela Fórmula 1. Quantos domingos aguardamos para ver grandes ídolos nacionais como Senna, Piquet e Fittipaldi?”.
“Depois de nos acostumarmos a acompanhar os brasileiros na modalidade, ficamos sete longos anos sem um representante na categoria. Gabriel Bortoleto surge como um grande talento e renova a expectativa do povo brasileiro em relação à Fórmula 1”.
Ivan Martinho apontou ainda o sucesso de público do GP de São Paulo, realizado no último domingo (3), dando ênfase para a paixão que o brasileiro tem pelo esporte, algo que pode aumentar ainda mais com a chegada de um piloto para a competição.
"Vale destacar que, mesmo sem pilotos brasileiros no grid, o Grande Prêmio de São Paulo em Interlagos continua a ser um sucesso de público”.
“Em 2024, o evento registrou um recorde de mais de 291 mil espectadores ao longo dos três dias de atividades, demonstrando a paixão inabalável dos brasileiros pela Fórmula 1. A presença de Bortoleto tem o potencial de amplificar ainda mais esse engajamento, fortalecendo a conexão entre o país e o esporte", finalizou.